sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Putrada Ekadasi




Queridos Leitores,

No próximo DOMINGO, dia 27 de Dezembro, será o Putrada Ekadasi. Neste dia, deve-se comer com moderação, lembrar-se com muito mais intensidade do Senhor e evitar completamente o consumo de grãos. Não se esqueçam de quebrar o jejum completo ou jejum de grãos no dia seguinte (28 Dez) das 7h20 às 9h03 da manhã (esse horário está de acordo com o horário de verão, não há necessidade de conversão)

Putrada Ekadasi

Maharaja Yudhisthira disse: "Ó Senhor, Você explicou tão bem as glórias auspiciosas do Saphala Ekadasi, o qual ocorre durante o quarto-minguante do mês Pausa (dezembro/janeiro). Agora, por favor, seja misericordioso comigo e explique o Ekadasi do quarto-crescente deste mês (Pausa). Qual o seu nome e qual a deidade que deve ser adorada neste dia sagrado? Ó Purusottama, ó Hrisikesa, por favor, diga-me também como Você pode ser satisfeito neste dia".

O Senhor Sri Krishana respondeu: “Ó rei, para o benefício de toda humanidade Eu lhe descreverei como observar o jejum no Pausa-sukla Ekadasi”.

"Como expliquei anteriormente, todos devem respeitar as regras e regulações do Ekadasi com o melhor de sua habilidade pessoal. Esta injunção também se aplica ao Ekadasi chamado Putrada, o qual destroi todos os pecados e leva a pessoa à morada espiritual. Sri Narayana, o Senhor supremo e a personalidade original, é a Deidade adorável deste Ekadasi. Para Seu devoto fiel, Ele satisfaz alegremente todos os desejos e concede toda a perfeição. Assim, entre todos os seres animados e inanimados nos três mundos, não há personalidade melhor que o Senhor Narayana.

“Ó rei, narrarei agora para você a história do Putrada Ekadasi, o qual remove todo tipo de pecado e torna a pessoa famosa e erudita”.

“Havia uma vez um reino chamado Bhadravati, o qual era governado pelo rei Suketuman, sua rainha era a famosa Saibya. Porque não tinha filhos, ele ficava muito tempo em ansiedade pensando : ‘Se eu não tiver filhos, quem dará continuação a minha dinastia?’ Desta maneira, o rei meditou por muito tempo numa atitude religiosa, pensando : ‘Onde devo ir? O que devo fazer? Como poderei ter um filho?’ O rei Suketuman não encontrava felicidade em nenhuma parte de seu reino, nem no próprio palácio, e logo ele passava mais e mais tempo dentro do palácio de sua esposa, somente pensando em como poderia obter um filho”.

“Assim, tanto o rei Suketuman quanto a rainha Saibya estavam sofrendo muito. Mesmo quando eles ofereciam tarpana (oblações de água aos antepassados), a miséria mútua deles os faziam pensar que isto era tão desagradável quanto a água fervente. Eles pensavam que não teriam descendentes para oferecer tarpana a eles quando morressem. O rei e a rainha estavam especialmente frustrados em saber que seus antepassados estavam inquietos pois em breve não teriam ninguém para oferecer tarpana a eles”.

“Após saber da infelicidade de seus antepassados, o rei e a rainha ficaram mais e mais miseraveis e nem seus ministros, nem mesmo seus amados amigos podiam animá-los. Para o rei, seus elefantes, cavalos e infantaria não eram consolo e por fim ele tornou-se praticamente inerte e desamparado”.

"O rei pensou: 'Está dito que sem um filho o casamento é inútil. Realmente, para um pai de família sem filhos, tanto seu coração como sua esplendida casa permanecem vazios e miseráveis. Desprovido de um filho o homem não pode liquidar o debito que tem para com os antepassados, semideuses e outros seres humanos. Portanto todo homem casado deve se esforçar para gerar um filho; assim ele se tornará famoso dentro deste mundo e alcançará por fim os reinos celestiais auspiciosos. Um filho é a prova das atividades piedosas que um homem executou durante as suas cem vidas passadas e tal pessoa obtém uma longa duração de vida neste mundo, além de boa saúde e grande riqueza. Possuir bons filhos e netos nesta vida prova que a pessoa adorou o Senhor Vishnu, a Suprema Personalidade de Deus, no passado. A grande benção de filhos, riqueza e inteligência aguda somente podem ser obtidos pela adoração ao Senhor Supremo, Sri Krishna. Esta é minha opinião'.

"Pensando assim, o rei não tinha paz. Ele permanecia dia e noite em ansiedade, desde a manhã até a tarde e desde a hora que deitava pra dormir à noite, até a hora do sol nascer de manhã. Seus sonhos eram igualmente cheios de grande ansiedade. Sofrendo assim de ansiedade e preocupação constantes o rei Suketuman resolveu por um fim a sua miséria cometendo suicídio. Porem ele compreendeu que o suicídio leva a pessoa à condições infernais de renascimento e desta forma ele abandonou a idéia, Vendo que estava destruindo-se gradualmente pela ansiedade que consumia tudo, devido a falta de um filho, o rei finalmente montou em seu cavalo e partiu sozinho para a densa floresta. Ninguém, nem mesmo os sacerdotes e brahmanas do palácio, sabiam onde ele tinha ido.

"Naquela floresta, a qual estava repleta de cervos, passáros e outros animais o rei Suketuman perambulou a esmo, observando todos os diferentes tipos de árvores e arbustos, tais como a figueira, a árvore da fruta bel, tamareira, palmeira, jaqueira, bakula, saptaparna, tinduka e tilaka, bem como as árvores sala, tala, tamala, sarala, hingota, arjuna, labhera, baheda, sallaki, karonda, patala, khaira, saka e palasa. Todas estavam belamente decoradas com frutas e flores. Ele viu gazelas, tigres, javalis, leões, macacos, serpentes, elefantes machos no cio, fêmeas de elefantes com seus filhotes e elefantes de quatro presas com suas companheiras. Haviam ali búfalos, chacais, coelhos, leopardos e hipopótamos. Vendo todos estes animais acompanhados de suas fêmeas e filhotes, o rei lembrou seus próprios animais, especialmente dos elefantes do seu palácio e ficou tão triste que divagou no meio deles distraidamente.

“Subitamente o rei ouviu ao longe o uivo do chacal, alarmado ele começou a movimentar-se olhando ao redor em todas as direções. Logo chegou o meio-dia e o rei começou a ficar cansado. Ele estava atormentado pela e pela sede. Ele pensou: ‘Qual teria sido a ação pecaminosa que executei para agora ser forçado a sofrer assim, com minha garganta ressecada e ardendo? Eu agradei os semideuses com numerosos sacrifícios de fogo e adoração devocional abundante. Dei muitos presentes e doces deliciosos em caridade a todos os brahmanas respeitaveis e tenho cuidado dos meus súditos como se fossem meus próprios filhos. Porque estou sofrendo tanto? Quais os pecados desconhecidos que vieram me atormentar assim terrivelmente?’”.

“Absortos nestes pensamentos, o rei Suketuman esforçou-se para seguir e eventualmente, devido a seu credito piedoso, ele chegou a um belo açude que se assemelhava ao famoso lago Manasarovara. Este estava repleto de seres aquáticos, incluindo crocodilos e muitas variedades de peixes e embelezados com lírios. Belos lótus estavam abertos ao sol, cisnes, garças e patos nadavam alegremente naquelas águas. Próximo dali havia muitos asramas atrativos, onde residiam muitos santos e sábios, os quais podiam satisfazer os desejos de qualquer pessoa. De fato, eles desejavam o bem a todos. Quando o rei viu todo isto, seu olho e braço direito começaram a tremer, um sinal de que algo de auspicioso estava para acontecer”.

“Desta maneira o rei desmontou de seu cavalo e ficou de pé próximo aos sábios, os quais estavam sentados às margens do lago; o rei viu que eles estavam cantando os santos nomes de Deus nas contas de japa. O rei prestou suas reverências e com as mãos juntas glorificou-os. Ele estava tomado de prazer por estar na presença deles. Observando que o rei lhes oferecia respeitos, os sábios disseram: ‘Nós estamos muito contente com você, ó rei, bondosamente, diga-nos por que você veio até aqui, o que tem em mente? Por favor diga-nos o que deseja’”.

"O rei respondeu:” Ó grandes sábios, quem são vocês? Quais os seus nomes? Ó santos auspiciosos, por que vocês vieram a este belo lugar? Por favor, digam-me tudo'.

“Os sábios responderam: ‘Ó rei, nós somos os Visvedevas,os filhos de Visva (nota nº 1), nós viemos a este belo lago para nos banhar. O mês de Magha começara daqui a cinco dias e hoje é o famoso Putrada Ekadasi. Aquele que deseja um filho deve observar estritamente este Ekadasi (nota nº 2)”.

“O rei disse: ‘ Tenho tentado mui arduamente ter um filho. Se vocês grandes sábios estão satisfeitos comigo, bondosamente garantam-me um bom filho’”.

" ' O próprio sentido da palavra Putrada', os sábios responderam,' é conceder um filho. Assim, por favor observe jejum completo neste dia de Ekadasi. Se você assim o fizer, então por nossas bênçãos - e pela misericórdia do Senhor Kesava - você com certeza obterá um filho'.

“Seguindo o conselho dos Visvedevas, o rei observou o dia de jejum auspicioso do Putrada Ekdasi de acordo com todas as regras e regulações estabelecidas e no Dvadasi, após romper o jejum, ele prestou suas reverências repetidamente a todos eles”.

"Logo após Suketumanter retornado ao seu palácio , a rainha Saibya ficou grávida e exatamente como os sábios Visvedevas tinham predito, nasceu deles um belo filho de face brilhante. No devido curso do tempo ele se tornou famoso como um heróico príncipe e o rei louvou com satisfação este nobre filho fazendo dele seu sucessor. O filho de Suketuman cuidou de seus súditos mui conscienciosamente, exatamente como se eles fossem seus próprios filhos.

“Em conclusão, ó Yudhisthira, aquele que deseja satisfazer seus desejos deve observar o Putrada Ekadasi estritamente. Enquanto estiver neste planeta, aquele que observar estritamente este Ekadasi, certamente, obterá um filho e após a morte alcançará a liberação. Até mesmo quem quer que leia ou ouça as glórias do Putrada Ekadasi obterá o mérito alcançado pela execução de um Asvameda-yajna. É para o benefício de toda a humanidade que Eu expliquei tudo isto para você”.

Acaba assim a narração das glórias do Pausa-sukla kadasi, ou Putrada Ekadasi, do Bhavisya Purana.
______________________________________________________________________________________________________________________
Nota nº (1)-Os Visvedevas, os filhos de Visva São : Vasu, Satya, Kratu, Daksa, Kala, Kama, Dhriti, Pururava, Madrava e Kuru.



Nota nº (2)-A palavra sânscrita para "filho" é putra. Pu é o nome de inferno em particular e tra significa "libertar". Desta forma, a palavra putra significa: a pessoa que salva alguém do inferno chamado pu. Portanto todo homem casado deve ao menos gerar um filho e treiná-lo corretamente, o pai então será salvo de uma condição de vida infernal. No entanto, esta injunção não se aplica aos devotos sérios do Senhor Vishnu ou Krishna, pois o Senhor torna-se seus filho, pai e mãe. Além disso, Canakya Pandita diz:

"A verdade é minha mãe, conhecimento meu pai, meu dever ocupacional é meu irmão, gentileza é o meu amigo, tranqüilidade minha esposa e o perdão meu filho. Estes são os seis membros da minha família".



FONTE -

http://harekrishna.org.br/modules/mastop_publish/?tac=19
.

Hare Krsna !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare